top of page

Group

Public·88 members

Taekwondo Na Coreia



Nas Olimpíadas de Seul-1988 e de Barcelona-1992, o taekwondo participou como esporte de exibição. Ficou ausente dos Jogos de Atlanta-1996 e retornou em Sydney-2000, quando foi incluído no programa olímpico e passou a valer medalhas.




Taekwondo na Coreia



Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) Site: www.cbtkd.com.br E-mail: cbtkd@cbtkd.com.br Federação Mundial de Taekwondo (WTF): www.worldtaekwondofederation.net


The term traditional taekwondo typically refers to martial arts practiced in Korea during the 1940s and 1950s by the nine original kwans after the conclusion of the Japanese occupation of Korea at the end of World War II. The term taekwondo had not yet been coined. In reality, each of the nine kwans practiced its own style of martial arts, so the term traditional taekwondo serves as an umbrella term for these various styles. Many of the founders of the nine kwans had studied Shotokan karate, so traditional taekwondo shares many of the same techniques, forms (hyeong), and names as Shotokan. Traditional taekwondo is still studied today in martial arts styles such as Tang Soo Do, Soo Bahk Do, and Moo Duk Kwan Taekwondo. [1][2]


O mestre de taekwondo Givaldo Gomes, que integra a equipe de profissionais da SEJEL (Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer de Ribeirão Pires) representará a Estância e o Brasil, no Encontro Internacional de Arbitragem, que acontece na cidade de Seul, Coreia do Sul, entre os dias 22 e 26 de agosto.


Durante muito tempo, a arte do taekwondo foi difundida pela Coreia. Até que, no início do século XX, o Japão invadiu e ocupou o território coreano. Com a intenção de ampliar o seu domínio sobre o povo coreano, os japoneses introduziram vários de seus aspectos culturais, assim como a língua, a música e as vestimentas. Nesse ínterim, o taekwondo também foi excluído como arte marcial local para ser substituído pelo karatê (arte marcial tipicamente japonesa).


Nesse contexto, o ensino e o aprendizado do taekwondo ficaram restritos às relações entre mestre e discípulo, e eram realizados de modo clandestino. Desse modo, os mestres coreanos mantinham resistência à ocupação japonesa, perpetuando parte de sua cultura por meio das artes marciais. Uma vez que o aprendizado era feito de modo bastante particular, surgiram algumas escolas de taekwondo marcadas por algumas diferenças no modo de lutar.


Foi apenas em 1946 que surgiu a primeira organização coreana, cuja intenção era a normatização da arte marcial. No entanto, o taekwondo acabou dividido e assim permanece até os dias de hoje. Existem duas grandes federações que regulam a prática e as competições de taekwondo no mundo: a ITF (International Taekwondo Federation) e a WTF (World Taekwondo Federation). A primeira, com sede atual no Canadá, privilegia o combate com poucos equipamentos de segurança, buscando manter o taekwondo mais próximo da prática de seus ancestrais. Esse estilo de taekwondo é praticado principalmente na Coreia do Norte e no Canadá. Por outro lado, a WTF procurou transformar o taekwondo em um esporte com regras bastante definidas, cuja prática apresenta menores riscos para o atleta. É interessante ressaltar que é esse o tipo de taekwondo disputado nos Jogos Olímpicos. Esse sentido de comercialização do esporte é uma atitude comum entre países capitalistas, o que remete a aplicação desse princípio à Coreia do Sul.


No Brasil, acredita-se que o taekwondo tenha sido introduzido em 1970. No entanto, esse dado não é confiável, uma vez que o primeiro campeonato brasileiro dessa arte marcial ocorreu em 1973. O fato de o tempo de diferença entre sua introdução e o primeiro campeonato nacional ser de apenas três anos faz com que os dados referentes à sua introdução em nosso país sejam duvidosos. Entretanto, o local onde se acredita que tenha sido a primeira academia voltada ao ensino do taekwondo hoje se transformou em sede da Federação Paulista de Taekwondo, que é localizada no bairro da Liberdade, na cidade de São Paulo.


O festival será celebrado no dia 22 de novembro no Museu de História Santuário Seosomun e a data será aproveitada para comemorar os 20 anos desde que o taekwondo foi incluído oficialmente como modalidade no Programa Olímpico.


A organização do Festival da Paz está sendo feita pela World Taekwondo e pelo GCS Internacional, em conjunto com a Associação das Nações Unidas da República da Coreia. Ao todo, 17 embaixadores de países que ganharam uma medalha de taekwondo nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos irão comparecer ao festival ao lado de Ban Ki Moon, o ex-secretário geral da ONU, e delegados seniores da entidade mundial de taekwondo.


Haverá uma apresentação da equipe mundial de demonstração de taekwondo na Sky Square antes da cerimônia de abertura do festival. Após o início oficial, um concerto com uma série de apresentações musicais será realizado.


Taekwondo, Tae Kwon Do ou Taekwon-Do é uma arte marcial coreana que desde 1988 passou a ser um esporte olímpico. Hoje em dia, o taekwondo tornou-se olímpico, e, em muitas academias, pratica-se o taekwondo olímpico. Basicamente, é um desporto de chutes com muito poder de explosão.


O taekwondo integra uma das lutas consideradas como artes marciais e, embora seja visto dessa forma, a luta tem uma filosofia que valoriza a perseverança, a integridade, o autocontrole, a cortesia, o respeito e a lealdade entre os praticantes.


Os seus movimentos foram desenhados com o propósito de desenvolver a crença de que o sucesso é possível a cada um. Isso porque os exercícios do taekwondo mantêm a confiança física e mental dos participantes.


Foi neste período que o Taekkyeon ganhou um grande impulso e teve desenvolvimento expressivo, tornando-se um dos requisitos para ingressar na vida militar. Nesta época, os progenitores do taekwondo foram enviados ao Japão, sendo expostos às artes marciais japonesas, enquanto outros foram enviados para a China e Manchúria.


Alguns pesquisadores acreditam que o taekwondo foi inteiramente baseado no caratê, pois possui técnicas e posturas que são idênticas às do caratê. Alguns acreditam que o taekwondo foi baseado em antigas artes marciais coreanas: Taekkyeon e Soo bahk do,ou foi resultado da fusão entre artes marciais coreanas e estrangeiras.


Entre os atletas brasileiros é possível destacar o talento de Natália Falavigna, considerada melhor atleta de taekwondo no país e a única brasileira a conquistar o título de campeã mundial juvenil de taekwondo na Irlanda.


Além dela, o Brasil conta com a participação de dois atletas brasileiros em jogos olímpicos: Diogo Silva, primeiro a conquistar o ouro no taekwondo durante os Jogos Mundiais Militares do Rio de Janeiro, em 2011, e Márcio Wenceslau, vice-campeã mundial em Madri no ano de 2005.


O JC traz a sexta reportagem da série Artes Marciais, que conta, aos domingos, como evoluíram as modalidades de luta em Bauru nos últimos anos. E o tema desta edição é o taekwondo, que originou-se na Coreia do Sul, no período de guerras, entre 1910 e 1945, unindo diferentes estilos de luta em pé e criando características próprias.


O taekwondo despertou o interesse do Comitê Olímpico Internacional (COI) e dos Jogos Abertos do Interior e Jogos Regionais de forma tardia e teve sua primeira participação demonstrativa em nível olímpico em Seul, em 1988, e só estreou como modalidade oficial em Sydney-2000. No Estado de São Paulo, virou esporte das "Olimpíadas Caipiras" somente dez anos depois.


Com duas medalhas olímpicas, o taekwondo brasileiro deve muito ao pioneirismo em Bauru, sendo uma das primeiras cidades da América do Sul a receber e propagar o esporte, em 1973, trazido da Coreia do Sul pelo mestre Young Nan Choi.


Mestre bauruense faixa preta 6º dan, Mauro Hideki Fujiyama, 53 anos de idade e 43 de taekwondo, começou a treinar com o precursor sul-coreano Young Nan Choi em 1973, mas assumiu o legado em 1980, quando o seu mestre precisou cumprir a tradição local e regressar à família, em Seul. "O taekwondo bauruense literalmente colocava medo nos adversários de outras cidades nas competições dos anos 1880 e inícios dos anos 1990. A nossa modalidade nunca foi um esporte de massa. O funil é muito estreito e são poucos os que persistem até a faixa preta, porque temos um longo e rigoroso percurso de aprendizado e ético", explica.


About

Welcome to the group! You can connect with other members, ge...

Members

  • tpeters20
  • Max Henty
    Max Henty
  • Chris Hemstone
    Chris Hemstone
  • Check Balance
    Check Balance
  • Anastasy
    Anastasy
bottom of page